Uma paciente de 50 anos de idade, com câncer de mama loca...

Uma paciente de 50 anos de idade, com câncer de mama localmente avançado, foi submetida a mastectomia, seguida de 4 ciclos de quimioterapia neoadjuvante com doxorrubucina de 60 mg/m² e ciclofosfamida de 600 mg/m² a cada 21 dias e tratamento adjuvante. Três meses após o último ciclo, começou a apresentar quadro de dispneia ao realizar grandes esforços. Há dois dias com ortopneia e edema de membros inferiores. Hoje apresentou piora importante da dispneia. Ao exame físico, a paciente estava sudoreica, pálida, acianótica, desorientada, e foram obtidos os seguintes resultados: FC de 122 bpm; FR de 30 respirações por minuto; saturação de O2 igual a 88%; PA de 60 mmHg × 40 mmHg; turgência jugular a 45º; estertores crepitantes bilaterais até ápice; ictus cordis desviado; ritmo cardíaco em galope (B3), sem sopros; edema de membros inferiores 2+/4+.

 Com relação a esse caso clínico, julgue os itens de 78 a 81.

O milrinone, devido às suas propriedades inotrópicas, é um medicamento eficaz para o tratamento do quadro clínico em tela.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um gestor público, ao estudar a situação econômica da população de uma cidade onde residem 4.774 famílias, classificou essas famílias de acordo com sua renda familiar, como pertencentes às classes A, B ou C. Foi observado que o número de famílias da classe A é do total de famílias dessa cidade e que das famílias restantes são da classe B. A partir dessas informações, julgue os itens subsequentes.

Considere que 80 famílias dessa cidade correspondiam a   das famílias chefiadas por mulheres; que, dessas famílias chefiadas por mulheres, era composta por 2 pessoas, era composta por 3 pessoas e as demais eram compostas por 4 pessoas. Nesse caso, é correto concluir que menos de 1.200 pessoas dessa cidade pertenciam a famílias chefiadas por mulheres.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens a seguir, que tratam da assistência de enfermagem a um paciente com drenagem torácica. A sonda que sai da cavidade torácica deve ser trocada a cada 48 horas para evitar infecção.

Resolva a questão aqui ›


Em 15 de agosto de 2005, foi criado pelo Ministro da Educação, Fernando Haddad, o primeiro curso de graduação para surdos e ouvintes no Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Esse curso oferece graduação de:

Resolva a questão aqui ›