No que se refere às pessoas naturais, de acordo com o Có...

No que se refere às pessoas naturais, de acordo com o Código Civil é correto afirmar que:

  • A.

    É válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita ou onerosa do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte.

  • B.

    Cessará a incapacidade para os menores, com dezesseis anos completos, pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante instrumento particular, independentemente de homologação judicial.

  • C.

    Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência, se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra.

  • D.

    São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.

  • E.

    Os direitos da personalidade são, em regra, intransmissíveis e irrenunciáveis, mas o seu exercício poderá sofrer limitação voluntária.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação às hepatites virais, julgue os itens a seguir.

I São formas de transmissão da hepatite A: o contágio fecal-oral, o contato direto com pessoas infectadas, a ingestão de alimentos ou de água contaminados e o contato direto com objetos contaminados.

II A exposição percutânea ou de mucosas a sangue e(ou) fluidos corpóreos infectados é uma das formas de transmissão ocupacional do vírus da hepatite B (HBV).

III O Programa Nacional de Imunizações recomenda que a vacinação contra a hepatite B seja administrada a crianças a partir do quarto ano de vida.

IV A transmissão de hepatite C (HCV) seria contida, no Brasil, caso se realizassem testes sorológicos de triagem eficazes em doadores de sangue, uma vez que a transfusão de sangue é a principal forma de transmissão dessa doença no país.

Estão certos apenas os itens

Resolva a questão aqui ›


No ambulatório de nefrologia, o residente atendeu uma paciente de 60 anos de idade, 52 Kg, que foi encaminhada pelo clínico em razão de uma alteração do Ca++ = 13,6 mg/dL e creatinina = 1,5 mg/dL. A paciente queixava-se de constipação intestinal, cefaleia, fadiga; apresenta histórico de nefrolitíase e faz uso de uma vitamina para tratamento de osteoporose.

Com base no caso clínico apresentado e conhecimentos de medicina correlatos, julgue os itens a seguir.

A distribuição do cálcio corporal está presente principalmente no osso, perfazendo uma porcentagem superior a 99%.

Resolva a questão aqui ›


Com relação a segurança da informação, criptografia e sua aplicação em sistemas de tecnologia da informação, julgue os itens que se seguem.

Uma característica fundamental de uma função de hash é que esta recebe uma mensagem de tamanho variável como entrada e possui uma saída de tamanho fixo.

Resolva a questão aqui ›