Questão Q255650
2010 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Ministério da Saúde
Prova: Concurso Ministério da Saúde (2ª edição) - Médico Área Nefrologia (Adulto) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2010 Ministério da Saúde (2ª edição)

Alterações no metabolismo mineral e na estrutura dos osso...

Alterações no metabolismo mineral e na estrutura dos ossos ocorrem precocemente na evolução da doença renal crônica e se agravam com a perda progressiva da função renal. Osteíte fibrosa cística (hiperparatireoidismo secundário) é um dos tipos de doença óssea que acomete os pacientes com doença renal e perda progressiva de função renal. A respeito dessa patologia, julgue os itens subsequentes.

O fator de crescimento derivado do fibroblasto 23 (FGF-23) é um peptídio circulante cuja concentração aumenta na insuficiência renal crônica e atua na glândula paratireoide, estimulando a secreção do paratormônio (PTH) e diminuindo, no rim, a síntese da vitamina D ativa, por inibição da atividade da 1-alfa-hidroxilase.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...