Questão
Q255649
Prova: Concurso Ministério da Saúde (2ª edição) - Médico Área Nefrologia (Adulto) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2010
•
Ministério da Saúde (2ª edição)
Alterações no metabolismo mineral e na estrutura dos osso...
Alterações no metabolismo mineral e na estrutura dos ossos ocorrem precocemente na evolução da doença renal crônica e se agravam com a perda progressiva da função renal. Osteíte fibrosa cística (hiperparatireoidismo secundário) é um dos tipos de doença óssea que acomete os pacientes com doença renal e perda progressiva de função renal. A respeito dessa patologia, julgue os itens subsequentes.
Na doença renal crônica, com perda de função renal progressiva, a expressão dos receptores sensíveis ao cálcio está reduzida nas glândulas paratireoides hipertrofiadas e a administração de calcimiméticos aumenta a sensibilidade dos receptores ao cálcio extracelular e reduz a secreção do PTH.
Comentários
Faça login para participar da discussão.
Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...