MS, uma senhora de 46 anos, do lar, foi trazida à emergên...

MS, uma senhora de 46 anos, do lar, foi trazida à emergência por paralisia. Sintomas de fraqueza muscular iniciaram após uma infecção viral há dez dias. Iniciaram nos membros inferiores e gradualmente acometeram membros superiores também. Ao exame: funções cognitivas normais; esfíncteres preservados e sensibilidades normais; entretanto, nota-se tetraparesia acentuada associada à paresia facial periférica bilateral e com reflexo cutâneo-plantar em flexão bilateral.

Qual dos procedimentos abaixo listados você deve indicar para confirmar a hipótese diagnóstica da paciente MS do Caso 1?

  • A.

    TC do Crânio

  • B.

    RM do Crânio

  • C.

    RM da Medula espinhal

  • D.

    Eletroneuromiografia

  • E.

    Exame do Líquido Céfalo-Raquidiano

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens seguintes, referentes à psicologia das relações humanas.

No trabalho o compartilhamento de sentimentos e o melhor conhecimento dos pensamentos dos colegas propicia um ganho de produtividade da equipe.

Resolva a questão aqui ›


No Brasil, o Ministério da Ciência e da Tecnologia (MCT), do qual o CNPq faz parte, atua na formulação e na implantação de políticas científicas e tecnológicas. Julgue os seguintes itens, quanto a essas ações do MCT.

Uma ação da política científica e tecnológica se legitima socialmente desde que atenda às expectativas dos segmentos sociais sensíveis à questão, como empresários, cientistas, trabalhadores, famílias e estudantes.

Resolva a questão aqui ›