Nas últimas duas décadas, os avanços da biologia molecula...

Nas últimas duas décadas, os avanços da biologia molecular e da genética renderam conhecimentos fundamentais para a neurologia e até um prêmio Nobel para o neurocientista Stanley Prusiner. A respeito desse assunto e dos vários aspectos a ele relacionados, julgue os itens que se seguem.

A lipofuscinose ceroide neuronal é uma doença genética que possui formas infantis e juvenis.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A Constituição Federal de 1988 (CF) estabelece um novo marco na compreensão do papel do Estado e do governo brasileiro no que se refere à comunicação organizacional, comparativamente ao regime militar pós-1964, especialmente em relação ao jornalismo institucional. Com relação a essas mudanças, ocorridas nas últimas décadas, julgue os itens seguintes.

A CF estabelece que a comunicação social dos poderes públicos deve reger-se pelos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência; pelo veto à promoção midiática de autoridades com recursos do Tesouro; e pelo direito do cidadão de receber informações de interesse particular, coletivo ou geral dos órgãos públicos.

Resolva a questão aqui ›


Considere as ocorrências no último parágrafo do texto e as seguintes propostas de reescritura:

I. que seja reconhecido em lugar de reconhecer. (l. 48).

II. isso nos inspirar em lugar de que isso nos inspire (l. 49).

III. que incentive em lugar de incentivar (l. 49).

Quais propostas NÃO mantêm o sentido e a correção dos trechos originais?

Resolva a questão aqui ›


Vertigem é causa frequente de ida do paciente ao pronto-socorro e um fator limitante para as atividades diárias de pessoas em qualquer idade. O primeiro passo para se obter o diagnóstico etiológico é estabelecer se a sua origem é central ou periférica. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›