O estudo do sono é importante para o diagnóstico diferenc...

O estudo do sono é importante para o diagnóstico diferencial de diversas enfermidades, principalmente de enfermidades relativas ao sistema nervoso. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

A narcolepsia não é uma parassonia e tem origem genética.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Há 1 mês, Paulo, 18 anos de idade, cor parda, estudante, notou o surgimento de lesões pruginosas nas pálpebras, face e dobras dos membros superiores e inferiores que, ao serem atritadas, deixavam sair exsudato seroso. Em razão disso, procurou assistência médica, ocasião em que relatou ao médico ter tido surtos anteriores, quando usou de antialérgicos orais, que lhe propiciaram certa melhora. Paulo informou, ainda, sofrer de rinite alérgica e haver casos de asma brônquica entre familiares. Ao exame dermatológico, apresentava, nas pálpebras superiores, pescoço, axilas, dobras dos cotovelos e joelhos, lesões micro-pápulo-vesiculosas, algumas descamativas. Algumas áreas das regiões circunvizinhas dos membros estavam liquenificadas.

Julgue os seguintes itens, quanto a esse caso clínico hipotético.

Para auxiliar no diagnóstico diferencial do líquem plano, pode-se realizar o teste da curetagem metódica de Brocq, por meio do qual, pela raspagem da lesão com cureta esterelizada, é possível observar a retida de camadas de queratina esbranquiçadas e untuosas, semelhantes às camadas de uma vela (sinal da vela), até alcançar uma película denominada membrana de Duncan, e, finalmente, observar as gotículas de sangue denominadas de orvalho sangrento ou de Auspitz, sinais típicos do líquem plano.

Resolva a questão aqui ›


No dia 01/10/2015, o gestor de uma entidade pública governamental constatou que o crédito orçamentário disponível para Outros Serviços de Terceiros − Pessoa Jurídica não seria suficiente para cobrir as tarifas de energia elétrica até o fim do exercício financeiro e, consequentemente, manter em funcionamento os serviços públicos já existentes à época. Para garantir a execução da despesa relativa ao fornecimento de energia elétrica para manutenção dos serviços públicos, o gestor deve

Resolva a questão aqui ›


No que se refere às metodologias ágeis, julgue os próximos itens.

A metodologia XP diferencia-se das outras metodologias com abordagem incremental e com o feedback constante.

Resolva a questão aqui ›