Esculápio, fi gura notória na sociedade, faleceu, deixand...

Esculápio, fi gura notória na sociedade, faleceu, deixando diversos escritos que divulgavam segredos de alcova próprios e de outras personalidades com quem convivia. Em vida, sempre afi rmava aos seus fi lhos que tais anotações deveriam ser mantidas em sigilo diante dos possíveis danos que causariam aos envolvidos. Um dos seus sobrinhos, no entanto, aproveitando-se de distração dos demais parentes, amealhou parte dos escritos e apresentou em editora para publicação. Cientes do ocorrido, os fi lhos do falecido apresentaram pleito judicial, postulando que o Judiciário proibisse a publicação referida. Nesse caso, à luz da legislação civil aplicável o comentário correto é:
  • A. deve prevalecer o direito à livre informação, publicando-se os escritos.
  • B. restringe-se o direito dos sucessores a eventual indenização arbitrada judicialmente
  • C. publicam-se os escritos caso ocorra a divulgação por qualquer dos parentes do falecido
  • D. permite-se a proibição, tendo em vista o risco causado à boa fama e à respeitabilidade do falecido
  • E. é possível a divulgação, pois o segredo não pode prevalecer sobre a publicidade dos atos, aplicando-se o princípio da transparência
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito das relações entre água superficial e água subterrânea, julgue os itens que se seguem.

Denomina-se de aquífero confinado drenante o aquífero no qual ocorre drenança ascendente ou descendente e no qual pelo menos uma das camadas limítrofes é semipermeável.

Resolva a questão aqui ›


Na fase atual de globalização do espaço econômico, o estudo da economia internacional é crucial para uma inserção adequada no cenário mundial. Usando as noções básicas dessa teoria, julgue os itens seguintes.

Os aumentos recentes das compras brasileiras de insumos para o setor de informática, aparelhos de telefonia, têxteis e brinquedos, provenientes da China, são contabilizadas no balanço comercial do Brasil como débitos, porém, não integram o balanço brasileiro de transações correntes.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens seguintes, relativos aos sistemas de drenagem.

São finalidades dos envoltórios em drenos subterrâneos: propiciar condições para que o gradiente hidráulico na interface solo-envoltório se mantenha baixo; facilitar o fluxo da água do solo para o dreno; baixar a velocidade da água nos poros; minimizar a desagregação do solo e o carreamento de partículas para o interior do dreno.

Resolva a questão aqui ›