A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), estabelecida...

A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), estabelecida pela Lei Federal nº 6.938/81, NÃO

  • A.

    tem por objetivo geral a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

  • B.

    define que poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, apenas diretamente responsável por atividade causadora de degradação ambiental.

  • C.

    define poluição como a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que, direta ou indiretamente, prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

  • D.

    adota instrumentos de comando e controle como, por exemplo, a avaliação de impacto ambiental, o zoneamento e o licenciamento.

  • E.

    adota instrumentos econômicos, como a concessão florestal, a servidão ambiental, o seguro ambiental, entre outros.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A dietoterapia de pacientes com Insuficiência Cardíaca (IC), que tem como objetivo fornecer calorias e nutrientes necessários, minimizar a perda de peso, recuperar o estado nutricional e evitar a sobrecarga cardíaca, deve considerar que

Resolva a questão aqui ›


Um professor de Língua Portuguesa de uma escola que atende adolescentes de famílias de baixa renda acredita que, para esses alunos, cujo vocabulário e cultura são empobrecidos, o ensino da disciplina Língua Portuguesa deve priorizar o paradigma da gramática normativa. Durante o ano letivo, a prática pedagógica desse professor privilegiou aspectos gramaticais: classificação de palavras, pronúncia de palavras de acordo com a variante padrão, análise de orações e de períodos e leitura de textos clássicos. Além disso, foi definida como tarefa de casa a produção de três textos.

Os alunos, a cada dia, participavam menos da aula e manifestavam indignação com a matéria Língua Portuguesa. Em reunião do conselho de classe, o professor afirmou que os alunos são desinteressados pelos estudos, utilizam vocabulário restrito e falta-lhes cultura. Para ele, esses alunos, com esse nível de aprendizagem, não têm condições de serem promovidos para a série seguinte.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os significados da escola para as populações excluídas no âmbito socioeconômico, julgue os itens que se seguem.

A postura do professor é de respeito aos adolescentes, tendo em vista que, se lhes faltam pré-requisitos e o seu vocabulário é pobre, eles sentirão falta desses conteúdos na série seguinte. Portanto, segundo o professor, é melhor que os alunos fiquem reprovados para terem a chance de aprenderem um pouco mais.

Resolva a questão aqui ›


Em virtude das facilidades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica em corrente alternada (CA), quando é necessária uma fonte de corrente contínua (CC) emaplicações industriais para processos eletrolíticos, ou, ainda, no controle de velocidade de motores de corrente contínua e de corrente alternada, e na alimentação de serviços auxiliares de circuitos eletrônicos e carregadores de bateria, utiliza-se, normalmente, equipamentos denominados retificadores, que convertem tensão CA em tensão CC. Julgue os itens que se seguem, acerca dos retificadores e de seus componentes. A utilização de retificadores trifásicos não-controlados de 12 pulsos como fonte de tensão CC, especialmente na tração elétrica, é possível devido à defasagem de 120º entre as tensões CA de saída de dois transformadores trifásicos com um dos enrolamentos secundários ligado em estrela e o outro, em delta

Resolva a questão aqui ›