Em relação ao Estado é correto afirmar que:...

Em relação ao Estado é correto afirmar que:

  • A.

    o Estado só é civilmente responsável se a conduta decorrer de culpa ou dolo de seu agente.

  • B.

    para que o Estado tenha o dever de indenizar o lesado, é preciso que o agente causador do dano seja servidor estatutário.

  • C.

    o direito à indenização do Estado é assegurado ao lesado ainda que este tenha contribuído inteiramente para o resultado danoso.

  • D.

    a regra geral adotada no direito brasileiro é a da responsabilidade subjetiva dos entes estatais.

  • E.

    o Estado pode exercer seu direito de regresso somente quando seu agente se tiver conduzido com culpa ou dolo.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Na enfermaria pediátrica, há uma paciente de onze anos de idade com artrite das articulações interfalangeanas de mãos, úlceras orais, linfonodomegalia cervical e história de emagrecimento e febre intermitente nos últimos dois meses. O hemograma revelou anemia normocítica, normocrômica de 9 g/dL, com reticulócitos normais, leucopenia de 3.500/mm3 e linfopenia de 1.000/mm3. Os outros exames mostraram Coombs direto negativo, FAN reagente (1/640, padrão homogêneo), anti-DNA dupla hélice positivo e anti-Sm negativo. O ecocardiograma revelou presença de pericardite.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Quando a temperatura de um corpo é alterada, a energia interna também é alterada. O calor transferido de um corpo para outro, quando colocados em contato térmico, é devido unicamente à diferença de temperatura entre eles. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Em uma transformação à temperatura constante, a variação da energia interna é zero.

Resolva a questão aqui ›


Com relação aos cabos de tração utilizados para deslocar o sistema cabina/contrapeso de um elevador, julgue o item abaixo.

Um cabo para elevador com a designação 1/2 8×19+AF tem meia polegada de diâmetro nominal e é composto por 19 pernas com 8 fios cada com alma de fibra natural.

Resolva a questão aqui ›