Criança de 2 anos é levada a um serviço de emergência com...

Criança de 2 anos é levada a um serviço de emergência com quadro de dor e limitação funcional em quadril, não deambula há 1 dia. A mãe refere que a criança não se alimenta, está irritada e apresentou febre de 38,5º. História de vacinação com todas as vacinas em dia. Há duas semanas apresentou quadro de catapora que foi tratada com antibióticos.

Com relação a este caso, pode-se afirmar:

I. Trata-se provavelmente de um quadro de artrite séptica de quadril, sendo que a possível via de contaminação é a hematogênica e o germe mais comum neste caso é o Haemophilus influenzae (muito relacionado aos casos secundários à catapora).

II. A febre é um acompanhamento frequente nesta patologia, sendo encontrada em mais de 90% dos pacientes.

III. Com relação ao diagnóstico diferencial desta patologia, sabe-se que a artrite séptica é 2X mais frequente que a osteomielite na infância, porém a artrite tem seu pico de incidência nos últimos anos da primeira década.

IV. Diferente da osteomielite, em que é comum que a punção óssea com menos de 3 dias de evolução não apresente pus, na artrite séptica o achado de pus no fluido articular é comumente encontrado nas primeiras 24 horas dos sintomas.

Assinale a alternativa correta:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis