Um paciente de 40 an...

       Um paciente de 40 anos de idade queixa-se de caroço na região submandibular esquerda que vem aumentando de tamanho. Notou o problema há 2 meses. A palpação indica tratar-se de nódulo duro na glândula submandibular esquerda. Não há outras massas palpáveis no pescoço.

Em relação ao quadro clínico acima relatado, julgue os próximos itens.

Entre os tumores malignos da glândula submandibular, o carcinoma adenóide cístico é o mais freqüente.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens que se seguem, acerca das estruturas linguísticas do texto I.

Caso as vírgulas que isolam o trecho “representados (...) do Sul —” (l. de 6 a 8) fossem suprimidas, a correção gramatical do texto seria mantida, mas o seu sentido original seria alterado.

Resolva a questão aqui ›


O câncer do pâncreas é visto na ultrassonografia como uma área focal de menor ecogenicidade do que o restante do parênquima pancreático, geralmente com limites imprecisos. Os sinais adicionais são a dilatação a montante do ducto pancreático principal e, nos casos de tumores da cabeça do pâncreas, a ectasia das vias biliares, frequentemente acompanhada de dilatação da vesícula biliar. Em relação à ultrassonografia do pâncreas, assinale a alternativa incorreta.

Resolva a questão aqui ›


As questões de nos 41 a 44 referem-se à Avaliação Trienal de 2007 realizada pela Capes em 2.256 cursos/programas de pós-graduação de 282 Instituições de Ensino Superior (IES).

Responda às questões de nos 41 e 42 utilizando a tabela a seguir, na qual estão relacionados os conceitos recebidos pelos cursos/programas nas duas últimas avaliações.

A partir da tabela, afirma-se: I - Mais de 10% dos cursos/programas com conceito 5 na avaliação 2004 pioraram o conceito em 2007. II - Mais de 10% dos cursos/programas com conceito 5 na avaliação 2004 melhoraram o conceito em 2007. III - A proporção de cursos/programas avaliados com conceito 7 foi menor na avaliação de 2007. É (São) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

Resolva a questão aqui ›