Um menino de 10 anos de idade tem uma longa história de d...

Um menino de 10 anos de idade tem uma longa história de drenagem de pus pelo ouvido direito. Essa afecção é resistente aos antibióticos, tanto sistêmicos como tópicos (gotas otológicas), usados comumente para infecções crônicas do ouvido. A criança é malnutrida e a mãe sofre de doença pulmonar crônica.

Com relação ao quadro clínico acima descrito, julgue os itens a seguir.

É provável que a otoscopia mostre perfurações múltiplas na membrana do tímpano e tecido de granulação no ouvido médio da criança em questão.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando as figuras I, II e III, bem como aspectos gerais da utilização de vidrarias e equipamentos de laboratório, julgue os itens que se seguem.

O parafuso macrométrico de um microscópio serve para uma focalização grosseira, visto que é um dispositivo destinado a dar grandes e rápidos deslocamentos verticais ao canhão ou à platina.

Resolva a questão aqui ›


O solo é um dos recursos naturais que vem sendo explorado e intensamente degradado em decorrência dos processos erosivos, que agridem o ambiente e geram queda de produtividade e de renda dos agricultores. Sabendo-se que a conservação do solo constitui um dos aspectos mais importantes na atualidade, julgue os itens que se seguem.

O processo erosivo nos solos tropicais ocorre naturalmente e é sujeito às características naturais de cada região, independentemente das formas de manejo do solo nas áreas de cultivo.

Resolva a questão aqui ›