Ainda acerca do paciente hipotético apresentado no texto,...

Ainda acerca do paciente hipotético apresentado no texto, considere que ele tenha sido internado e apresentou melhora clínica e eletrocardiográfica após a adoção das medidas terapêuticas apropriadas para a situação. Entretanto, cerca de 6 horas após essa estabilização, passou a queixar-se de dor abdominal difusa, mais intensa na região epigástrica e periumbilical, de início súbito, associada a naúseas, vômitos e urgência evacuatória. O exame físico realizado nesse momento mostrou paciente com fácies de dor, ansioso, desidratado, com pressão arterial de 120 mmHg × 75 mmHg e freqüência cardíaca de 98 bpm. Os pulmões estavam limpos e o ritmo cardíaco regular em 2 tempos. O abdome apresentava-se difusamente doloroso à palpação, sem sinais de irritação peritoneal e com ruídos hidroaéreos presentes e levemente aumentados. As extremidades não apresentavam edema ou cianose. Os exames laboratoriais colhidos de emergência mostraram eletrocardiograma com ritmo sinusal, hemoconcentração, leucocitose moderada, acidose metabólica — com elevação do hiato aniônico (anion gap) — e níveis séricos de amilase normais. Diante dessa evolução clínico-laboratorial, julgue os itens a seguir.

Nessa situação clínica, caso surjam sinais de irritação peritoneal, deve ser realizada uma laparotomia de emergência.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A política organizacional envolve aquelas atividades realizadas na organização com o objetivo de adquirir, desenvolver e usar o poder e outros recursos para obter resultados preferidos, em uma situação em que haja incerteza ou dissenso das escolhas. Acerca do poder, dos conflitos e dos jogos de poder nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Nos jogos de poder, os jogadores ou influenciadores tentam controlar as ações organizacionais; logo, podem pertencer ou não à estrutura organizacional.

Resolva a questão aqui ›


Uma empresa do setor alimentício, com fábricas no Brasil, pretende adquirir outra empresa, uma concorrente brasileira. Caso a organização opte por esse investimento, espera-se, com a substituição das máquinas por outras de tecnologia mais eficiente, aumentar a produção das duas empresas combinadas. As características e qualidades dos insumos, exceto máquinas, e dos produtos são as mesmas para as duas empresas. O fluxo de caixa anual esperado para esse investimento, durante os cinco anos seguintes à aquisição, dependerá de fatores de risco, como a quantidade de produtos demandada por hipermercados e o preço cobrado por fornecedores.

Com base nessas informações, julgue os itens que se seguem.

A despesa com a substituição de máquinas representa um custo fixo no curto prazo para essa empresa.

Resolva a questão aqui ›


Uma empresa contratou, ao todo, 270 profissionais de níveis superior, intermediário e fundamental, em números que são diretamente proporcionais a 4, 9 e 14, respectivamente. Nessa situação, julgue os itens a seguir.

A soma dos números de profissionais de nível intermediário e fundamental contratados pela empresa é superior a 240.

Resolva a questão aqui ›