A deficiência de vitamina B12 quanto e a de ácido fólico...

A deficiência de vitamina B12 quanto e a de ácido fólico determinam quadro hematológico similar. O marcador laboratorial que identifica a carência de cobalamina, é o(a)

  • A. homocisteína.
  • B. ácido metilmalônico.
  • C. macrocitose.
  • D. reticulopenia.
  • E. neutrófilo hipersegmentado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere que uma viga de material homogêneo e isotrópico, representada na figura I acima, seja submetida a um carregamento uniformemente distribuído, com intensidade q, que atua em parte do seu comprimento. A figura II apresenta a seção transversal (vazada) da viga, que é a mesma ao longo de todo o seu comprimento. Com base nessas informações e desprezando o peso da viga em relação aos demais carregamentos, julgue os itens subseqüentes.

Mantendo-se constantes as demais dimensões da seção transversal da viga, quanto maior for a dimensão b, maior será a intensidade do carregamento q que a viga será capaz de suportar.

Resolva a questão aqui ›


Com relação à assistência de enfermagem aos pacientes em estado crítico portadores de hematopatias oncológicas, julgue os itens que se seguem.

A coagulação intravascular disseminada é um distúrbio complexo da coagulação ou destruição dos coágulos, resulta em trombose ou sangramento e diminuição dos fatores de coagulação.

Resolva a questão aqui ›


Um trabalhador têxtil, 48 anos de idade, tabagista desde os 12, com antecedentes ocupacionais diversificados, destacandose: cavador de poço por 3 anos, metalúrgico por 11 e operador de produção de tecelagem de algodão há 10 anos. Ao se submeter ao exame médico periódico, foram constatados os seguintes sinais no exame clínico: tórax em tonel, diminuição da expansibilidade torácica, diminuição da elasticidade pulmonar, diminuição do MV e do FTV, hipersonoridade, macicez hepática e tempo expiratório prolongado. Qual a suspeita diagnóstica mais provável, sabendo-se que a telerradiografia de tórax foi normal e a espirometria anormal?

Resolva a questão aqui ›