Questão Q240554
2002 Escola de Administração Fazendária (ESAF) Tribunal de Contas da União (TCU)
Prova: Concurso Tribunal de Contas da União (TCU) - Analista de Controle Externo ACE Área Medicina (Prova I) - Escola de Administração Fazendária (ESAF) do ano 2002 Tribunal de Contas da União (TCU)

Uma paciente de 45 anos procura atendimento médico em vir...

Uma paciente de 45 anos procura atendimento médico em virtude de apresentar há 2 meses dor epigástrica em queimação, que surge 3 horas após as refeições e no período noturno. Tal sintoma melhora com a ingestão de alimentos ou com o uso de antiácidos. O exame físico revela apenas dor à palpação do epigástrio. Diante desta história clínica, avalie as seguintes afirmativas:

• A principal causa deste mal se deve ao desequilíbrio entre a produção de ácido e pepsina e a existência de fatores protetores da mucosa;

• A possibilidade de indicar cirurgia é de alta probabilidade;

 • Infecção por Helicobacter pylori e uso de antiinflamatórios devem ser pesquisados quando da elaboração do tratamento.

 Marque a opção correta:

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...