Com relação à sintomatologia da enxaqueca, assinale a ass...

Medicina - Parte Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002 - TCU - Analista de Controle Externo ACE

Com relação à sintomatologia da enxaqueca, assinale a assertiva que não é característica do quadro.

  • A. O ataque dura entre 4 a 72 horas.
  • B.

    A osmofobia não faz parte do critério classificatório, mas é um sintoma muito característico.

  • C. Cefaléia holocraniana.
  • D. Náusea e vômitos.
  • E. Dor com característica latejante.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma paciente de 17 anos de idade comparece à emergência em razão de quadro de mal-estar, febre e tosse produtiva há nove dias. Nos últimos dois dias, houve piora dos sintomas e início de dor na transição toracolombar esquerda, principalmente na inspiração profunda. Ao exame físico, apresenta FC de 85 bpm, FR de 21 mrpm, temperatura axilar de 37,8 ºC e saturação de oxigênio de 97% em ar ambiente. À ausculta pulmonar, há diminuição do murmúrio vesicular no terço inferior do hemitórax esquerdo e macicez à percussão. O hemograma apresenta leucocitose com 12% de formas jovens e os raios X de tórax demonstram derrame pleural moderado à esquerda. Opta-se por iniciar antibiótico e realizar toracocentese de alívio e diagnóstica.

A respeito desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Se: o procedimento transcorresse sem intercorrências, com líquido de aspecto seroso, inodoro, sem grumos; a análise bioquímica demonstrasse LDH = 1.050, proteína = 3,2, pH = 7,3, glicose = 66 e ausência de germes; e nos raios X de tórax de controle, o pulmão estivesse completamente expandido e houvesse apenas obliteração do seio costofrênico, a paciente teria evoluído satisfatoriamente do ponto de vista clínico. Trata-se, portanto, de um derrame pleural exsudativo parapneumônico, o qual pode ser manejado conservadoramente se não houver recidiva deste ou evolução desfavorável do quadro.

Resolva a questão aqui ›


Num projeto de instalações de água fria, com exceção à caixa de descarga e à válvula de descarga, a pressão disponível mínima para atender as vazões de projeto estabelecidas para o bom funcionamento dos aparelhos é de

Resolva a questão aqui ›