Um escolar com 7 anos de idade, do sexo masculino,...

 Um escolar com 7 anos de idade, do sexo masculino, foi levado a consulta porque sua mãe vinha percebendo há poucos dias um inchaço na face e que os sapatos não lhe cabiam mais nos pés. Na revisão dos sinais e sintomas, afirmou que percebeu diminuição no volume urinário, e que a criança estava respirando mais rápido e, nas últimas horas, vinha apresentando dor de cabeça. Referiu, ainda, que, há duas semanas, a criança apresentou uma dor de garganta com febre que se resolveu espontaneamente. No exame físico, após pesagem, verificou-se que tinha aumentado de peso em 3 kg, estava taquipnéica, taquicárdica, com edema generalizado, e sua pressão arterial era de 150 mmHg × 100 mmHg.

Considerando o diagnóstico mais provável de glomerulonefrite difusa aguda para o quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.

Um EAS com hematúria e leucocitúria confirma o diagnóstico de GNDA.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um técnico de qualidade está estudando as normas para permitir a um laboratório onde trabalha entrar na “Rede Brasileira de Calibração - RBC”. O laboratório é especializado em medidas de fluidos. Em conseguindo isso, o laboratório poderá emitir “certificado de calibração” para equipamentos medidores. Nesse caso, NÃO é correto afirmar que:

Resolva a questão aqui ›


De acordo com as novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, é incorreto afirmar que

Resolva a questão aqui ›


A respeito das custas e emolumentos, bem como das partes e procuradores, julgue os seguintes itens.

Considere a seguinte situação hipotética. João atuava como advogado de Manoel em um processo trabalhista. O mandato concedido por Manoel a João ocorreu de forma tácita. Nessa situação, é permitido a João substabelecer o mandato a outro profissional para que este continue atuando no processo de Manoel.

Resolva a questão aqui ›