Um escolar com 7 anos de idade, do sexo masculino,...

 Um escolar com 7 anos de idade, do sexo masculino, foi levado a consulta porque sua mãe vinha percebendo há poucos dias um inchaço na face e que os sapatos não lhe cabiam mais nos pés. Na revisão dos sinais e sintomas, afirmou que percebeu diminuição no volume urinário, e que a criança estava respirando mais rápido e, nas últimas horas, vinha apresentando dor de cabeça. Referiu, ainda, que, há duas semanas, a criança apresentou uma dor de garganta com febre que se resolveu espontaneamente. No exame físico, após pesagem, verificou-se que tinha aumentado de peso em 3 kg, estava taquipnéica, taquicárdica, com edema generalizado, e sua pressão arterial era de 150 mmHg × 100 mmHg.

Considerando o diagnóstico mais provável de glomerulonefrite difusa aguda para o quadro clínico acima, julgue os itens que se seguem.

Na terapêutica dietética, o médico deve restringir a ingesta hídrica a 20 mL/kg/dia, enquanto houver oligúria e edema importante. A ingestão de sódio deve-se limitar a 2 g/dia.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Assinale a alternativa em que, no trecho que completa a frase a seguir, o acento indicativo da crase está empregado corretamente, de acordo com a norma-padrão da língua.

A internet tem se consolidado como uma ferramenta indispensável na sociedade atual, especialmente no que diz respeito

Resolva a questão aqui ›


Ao longo do tempo, surgiram várias hipóteses para explicar a origem da vida na Terra. De acordo com a teoria heterotrófica, os organismos primordiais obtinham matéria e energia por meio de

Resolva a questão aqui ›


No que se refere à armazenagem de materiais, julgue os próximos itens. A distribuição trata da movimentação, da estocagem e do processamento de pedidos dos produtos finais da empresa e, geralmente, é a atividade responsável pela maior parte dos custos logísticos.

Resolva a questão aqui ›