Uma criança de 18 meses de idade foi levada a um posto de...

Uma criança de 18 meses de idade foi levada a um posto de saúde, apresentando febre, tosse, dor de ouvido e diarréia com sangue havia 24 horas. Ao ser atendida, a mãe relatou que a criança conseguia alimentar-se, não vomitava, estava consciente e, quando era oferecido o soro de reidratação oral, ela o bebia avidamente. Observou-se que a criança estava inquieta e irritada. No exame físico, a temperatura axilar era de 39 ºC, a freqüência respiratória era de 35 incursões por minuto, a paciente apresentava palidez palmar intensa, os olhos não estavam encovados e a pele voltava rapidamente ao estado anterior quando pinçada, além de não apresentar secreção no ouvido.

Considerando as normas do Programa Nacional de Atenção às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI), julgue os seguintes itens, relativos ao quadro clínico descrito acima.

Deve-se classificar o caso, em relação à diarréia, como disenteria, devendo a criança receber antibiótico recomendado contra shiguella.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com respeito aos crimes de abuso de autoridade e contra as finanças públicas, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


A diferenciação sexual humana inicia-se na sétima semana de desenvolvimento embriológico e depende, entre outros fatores, da influência dos hormônios gonadais testosterona e hormônio antimülleriano (AMH). Os ductos paramesonéfricos — ductos de Müller — e os mesonéfricos — ductos de Wolf — estão diretamente envolvidos na diferenciação do fenótipo sexual.

Considerando essas informações e aspectos a elas relacionados, julgue os itens a seguir.

A ausência de útero associada à agenesia da vagina, na presença de ovários normais em jovem amenorreica, caracteriza a síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, também conhecida como síndrome da insensibilidade androgênica.

Resolva a questão aqui ›


Considere o caso hipotético de uma paciente do sexo feminino, com 37 anos de idade, há seis anos atuando como secretária do diretor de uma grande empresa. A paciente refere quadro de dor tipo peso no ombro esquerdo há cerca de dois meses, de início insidioso, sem irradiação. Além disso, refere sensação de formigamento nas mãos, eventualmente associado a quadro álgico e sensação de edema na mão direita há duas semanas. A paciente nega qualquer trauma e refere ser destra. A respeito dessa situação, julgue os itens subseqüentes.

Nesse caso, é indicado solicitar eletroneuromiografia de membros superiores para avaliação de Síndrome do Túnel do Carpo Bilateral, preferencialmente em posição de hiperflexão/extensão dos punhos.

Resolva a questão aqui ›