Questão Q238255
2008 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Secretaria Municipal de Administração de São Luís - MA (SEMAD/MA)
Prova: Concurso Secretaria Municipal de Administração de São Luís - MA (SEMAD/MA) - Médico Área Pediatria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2008 Secretaria Municipal de Administração de São Luís - MA (SEMAD/MA)

Na prática médica, o pediatra é responsável por terapêuti...

Na prática médica, o pediatra é responsável por terapêuticas diversas, para atenuar o sofrimento do seu pequeno paciente. Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação clínica hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, no que se refere a terapêutica.

Um lactente previamente saudável, em aleitamento materno, após quadro respiratório alto, com coriza e espirros, passa a apresentar tosse seca, chiado no peito e intensa dificuldade respiratória. Uma radiografia do tórax mostra hiperinsuflação pulmonar. Nessa situação clínica, a corticoidoterapia por via oral ou intravenosa é eficaz e reduz drasticamente a dificuldade respiratória.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...