Questão Q237359
2008 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Universidade do Estado do Pará - PA (UEPA/PA)
Prova: Concurso Universidade do Estado do Pará - PA (UEPA/PA) - Técnico Área Medicina Pediatria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2008 Universidade do Estado do Pará - PA (UEPA/PA)

Um pediatra atendeu uma criança de 12 meses de idade com...

Um pediatra atendeu uma criança de 12 meses de idade com história de febre alta, vômitos repetidos e irritabilidade nas últimas 24 horas. Ao exame físico, observou-se diminuição da consciência, rigidez de nuca e sinais de Kernig e Brudzinski. O exame do líquido cefalorraquidiano revelou aumento do número de células, com predomínio de polimorfonucleares, hipoglicorraquia quando comparada à glicemia venosa e hiperproteinorraquia. Revendo a história clínica, o médico obteve a informação de que a criança nasceu bem, foi amamentada até os seis meses exclusivamente, foi vacinada com o esquema básico de vacinação do posto de saúde e, a pedido do médico assistente, recebeu 3 doses da vacina antipneumocócica conjugada heptavalente.

Considerando que o diagnóstico do quadro clínico acima relatado seja meningite, assinale a opção que apresenta o agente etiológico mais provável dessa patologia.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...