A leishmaniose visceral (calazar) é uma antropozoonose ê...

A leishmaniose visceral (calazar) é uma antropozoonose êndemo-epidêmica caracterizada por febre prolongada, anemia, hepatoesplenomegalia, apatia e emagrecimento. O agente causal é um protozoário do gênero Leishmania, transmitido por meio da picada de um mosquito flebotomíneo. A respeito dessa doença, julgue os próximos itens.

Nas formas assintomáticas do calazar, a reação intradérmica de Montenegro é negativa.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A empresa KKK adquiriu um veículo financiado que será pago em 30 prestações mensais de R$ 2.000,00 cada. O valor do veículo à vista (valor presente) é de R$ 45.000,00. De acordo com a Lei no 11.638/07, a empresa deve reconhecer no momento da aquisição, em reais, um

Resolva a questão aqui ›


Algumas vacas leiteiras de uma pequena propriedade rural apresentavam prostração, gemidos, inapetência e parada de lactação. Ao exame clínico, verificou-se a presença de tumefação edematosa e dolorida em um dos membros desses animais, presença de hemorragias nasais, orais e retais. Verificou-se, ainda, a presença de dois furos no centro da área edematosa, por onde saía líquido sanguinolento.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens de 61 a 68.

A forma mais eficaz de tratamento dessa moléstia é a utilização de soro antiofídico polivalente, que protege os animais contra os venenos dos diversos ofídios da região.

Resolva a questão aqui ›


Considere que a eficiência E, medida em porcentagem, de um operador de máquina copiadora que trabalha 6 horas corridas varie com o passar do tempo T, em horas. Considere, ainda, que essa variação seja positiva na primeira metade do período de trabalho e negativa na segunda metade, podendo, ao longo de uma semana, ser descrita pela equação diferencial  , em que 0 T 6. Com relação à eficiência E desse operador de máquina copiadora, julgue os itens seguintes.

Se, ao realizar determinada tarefa, o operador de máquina copiadora apresentar eficiência de 95% após trabalhar 2 horas, então sua eficiência, em função do tempo, será dada por E(T) = – 5T 2 + 30 T + 55.

Resolva a questão aqui ›