Questão Q235897
2011 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Secretaria de Estado da Saúde - ES (SESA/ES)
Prova: Concurso Secretaria de Estado da Saúde - ES (SESA/ES) - Médico Assistencial Área Pediatria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2011 Secretaria de Estado da Saúde - ES (SESA/ES)

Criança de oito anos de idade, portadora de anemia falcif...

Criança de oito anos de idade, portadora de anemia falciforme, deu entrada no pronto-socorro com dor torácica intensa, febre há dois dias e palidez intensa. No exame físico, observou-se criança desnutrida, com fácies de dor e esplenomegalia importante e dolorosa. A mãe referiu que o paciente tem tido internações e transfusões sanguíneas frequentes.

Tendo o quadro clínico acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos à anemia falciforme.

Na crise de sequestro esplênico, ocorre aumento rápido do baço, queda importante da hemoglobina e do número de reticulócitos.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...