Texto IV, para responder às questões 48 e 49 Um menino d...

Texto IV, para responder às questões 48 e 49

Um menino de seis meses de idade, com 7 kg, deu entrada no pronto-socorro em choque hipovolêmico por diarreia aguda há seis dias. Após hidratação, foi encaminhado para a UTI, onde o quadro evoluiu para insuficiência renal aguda.

Assinale a alternativa correta com relação ao tratamento clínico conservador nessa criança.

  • A.

    O tratamento mais indicado, na presença de acidose mista, é a infusão de bicarbonato de sódio.

  • B.

    O tratamento mais indicado, na presença de acidose mista, é a infusão de bicarbonato de sódio.

  • C.

    O tratamento mais indicado para a hipercalemia é o poliestirenossulfonato de cálcio 1 g/kg.

  • D.

    O aporte nutricional deve conter maior quantidade de carboidratos do que a dieta normal porque a insuficiência renal aguda é uma doença hipercatabólica.

  • E.

    O uso da furosemida nessa criança está indicado, mesmo sem aumento da diurese, devido ao seu efeito protetor na célula do túbulo renal.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um paciente de 35 anos de idade, com doença renal crônica, que faz diálise quatro vezes por semana, foi encaminhado por um nefrologista para avaliação odontológica prévia ao transplante renal. O exame clínico não revelou cáries, doença periodontal ativa nem lesões da mucosa oral; porém, o apinhamento dos dentes anteriores inferiores era notório. A radiografia panorâmica revelou área radiolúcida multilocular de limites bem definidos, estendendo-se da região apical do dente 33 ao dente 42, causando discreto abaulamento da base mandibular e afastamento das raízes dos dentes 31 e 32. O paciente desconhecia a lesão e estava assintomático.

Com base no caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Nos pacientes renais crônicos, as cirurgias odontológicas eletivas devem ser realizadas, preferivelmente, no mesmo dia da diálise.

Resolva a questão aqui ›


Tendo como base a jurisprudência do STF e o que dispõe a CF, julgue os itens a seguir, relativos à seguridade social do servidor público.

A CF admite que o estado institua três regimes próprios de previdência social para seus servidores titulares de cargos efetivos: um para os servidores do Poder Executivo, outro para os servidores do Poder Legislativo e um terceiro para os servidores do Poder Judiciário.

Resolva a questão aqui ›


Característica que não é marca específica da correspondência oficial é:

Resolva a questão aqui ›