Questão Q234722
2007 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Prefeitura de Limeira - SP
Prova: Concurso Prefeitura de Limeira - SP - Médico Diarista I Área Pediatria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2007 Prefeitura de Limeira - SP

O pediatra que trabalha em ambulatório ou em pronto aten...

O pediatra que trabalha em ambulatório ou em pronto atendimento deve estar preparado para resolver situações clínicas que exijam diagnóstico e terapêutica imediatos e apropriados. Em cada um dos seguintes itens, é apresentada uma situação hipotética relativa ao trabalho do pediatra, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Renato, um neonato de termo, grande para a idade gestacional, filho de mãe diabética, estava vigoroso ao nascer. Ao primeiro exame, observou-se uma leve taquipnéia e cianose perioral, não-responsiva à oxigenoterapia. Com 12 horas de vida, Renato apresentou-se mais taquipnéico, com cianose generalizada. O exame precordial não chamava a atenção e não se auscultava sopro no coração. Uma radiografia do tórax mostrou área pulmonar normal, área cardíaca dentro dos limites de normalidade e mediastino superior estreitado, com o coração em forma de um ovo deitado. Não havia como realizar um ecocardiograma. Nessa situação, como o diagnóstico mais provável é de transposição das grandes artérias, sem comunicação interventricular, deve-se administrar ibuprofeno para fechar um possível canal arterial que permaneça aberto, o que pode contribuir para a descompensação cardíaca de Renato. O tratamento cirúrgico é eletivo, a partir do 30.º dia de vida, por meio da cirurgia de Jatene.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...