Assinale a opção correta a respeito da revogação ou da an...

Assinale a opção correta a respeito da revogação ou da anulação dos atos administrativos.

  • A.

    O desfazimento do ato administrativo por existência de vício não comporta diferenciação quanto a ser o ato avaliado por seu mérito ou por sua legalidade.

  • B.

    Enquanto os efeitos da revogação operam ex tunc, os efeitos da anulação operam ex nunc.

  • C.

    O STF não faz diferença entre os atos passíveis de anulação e os atos passíveis de revogação.

  • D.

    Constatada a ilegalidade do ato administrativo, surge para a administração uma imposição: a de declarar a nulidade do ato viciado, tendo em vista que a anulação não é mera faculdade, mas verdadeiro dever da administração pública.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Márcia era chefe de um departamento de uma empresa. Participando de uma reunião para definir a alocação de recursos no seu departamento, ela percebeu que havia um conflito entre a sua preocupação com os interesses próprios e a preocupação com os interesses da organização.

Para a resolução desse conflito, ela optou por uma estratégia de baixo grau de assertividade e alto grau de cooperação, isto é, uma estratégia de

Resolva a questão aqui ›


Considerando as práticas adequadas no aconselhamento genético, julgue os itens subsequentes. A taxa de recorrência para todas as trissomias estará aumentada nas pacientes que já tenham concebido um feto com trissomia do 13.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere à assistência pré-natal de gestantes que apresentam rotura prematura das membranas ovulares, julgue os itens que se seguem. A conduta a ser adotada em caso de rotura prematura das membranas ovulares está relacionada à idade gestacional da mulher. Pacientes com gestações pré-termo ou de risco, por exemplo, devem ser rapidamente encaminhadas a serviço especializado.

Resolva a questão aqui ›