Em relação aos vícios dos atos administrativos, é correto...

Em relação aos vícios dos atos administrativos, é correto afirmar que
  • A.

    o ato de exoneração de pessoa ocupante de cargo em comissão pode ser invalidado pelo Poder Judiciário se as razões de sua dispensa não corresponderem à verdade fática, por aplicação da chamada teoria dos motivos determinantes.

  • B.

    ocorre desvio de poder quando o agente afasta-se dos objetivos que deveria atingir para alcançar resultado diverso, não amparado pela lei ou pelo interesse público, vício este que somente pode ser reconhecido pelo Poder Judiciário se houver prova cabal.

  • C.

    têm como conseqüência a invalidação do ato, a qual, no âmbito administrativo, será promovida por meio de sua revogação ou, no âmbito judicial, pela sua anulação.

  • D.

    o Poder Judiciário, por lhe ser vedado adentrar no mérito administrativo, não pode reconhecer eventuais ilegalidades em atos discricionários.

  • E.

    ato praticado por agente impedido, em razão da maior gravidade, acarreta presunção absoluta de incapacidade, não podendo a medida, em razão disso, ser convalidada por autoridade superior que não esteja na mesma situação de impedimento ou de suspeição.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O principal documento de referência de interoperabilidade no Brasil é o Padrão de Interoperabilidade do Governo Eletrônico (ePING). Em suas especificações técnicas de organização e intercâmbio de informação, esse documento define que as duas linguagens adotadas para tratamento e transferência de dados são

Resolva a questão aqui ›


Existem diversos padrões para arquivos de áudio e vídeo para a reprodução em sistemas Windows e Linux. Assinale a opção que corresponde à extensão de um padrão de arquivo de conteúdo sonoro executável nas duas plataformas.

Resolva a questão aqui ›


Com uma corda de 40 m de comprimento construímos um quadrado e com a mesma corda construímos depois um trapézio isósceles cuja base maior é o dobro da menor e cujos lados oblíquos têm medidas iguais à base menor. Qual é a razão entre a área do quadrado e a área do trapézio?

Resolva a questão aqui ›