Assinale a única opção que contempla princípios aos quais...

Assinale a única opção que contempla princípios aos quais deve obedecer a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

  • A.

    Eficiência e acessibilidade aos cargos, empregos e funções públicas aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País em igualdade de condições.

  • B.

    Economicidade e exercício exclusivo de funções de confi ança por servidores ocupantes de cargo efetivo, e preenchimento de cargos em comissão, destinados apenas às atribuições de direção, chefi a e assessoramento, por servidores de carreira nos casos, condições e percentuais mínimos previstos em lei.

  • C.

    Legalidade e precedência da administração fazendária e seus servidores fiscais, dentro de suas áreas de competência, sobre os demais Poderes da União, na forma da lei.

  • D.

    Moralidade e contratação de obras, convênios, compras e alienações mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições aos concorrentes, permitidas exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações, nos termos da lei.

  • E.

    Publicidade e destinação prioritária de recursos para a realização de atividades das administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que atuarão de forma integrada, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informações fiscais, desde que haja autorização judicial para tanto.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Incluiu-se, no programa de serviço de atenção domiciliar (SAD), conforme os critérios de inclusão nas modalidades de atenção domiciliar (AD), um jovem de 22 anos de idade com sequela neurológica grave, desenvolvida em razão do traumatismo cranioencefálico (TCE) proveniente de uma colisão de motocicleta, a partir do qual o paciente passou a apresentar problemas fonoaudiológicos, de deglutição e de movimentação. O jovem, hoje, se alimenta por sonda nasoenteral (SNE), instalada no hospital em que permaneceu internado por mais de 30 dias após o acidente. Para se avaliar a complexidade do dano ao paciente e classificar este na AD, existem alguns critérios a ser avaliados pelo profissional responsável.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos relacionados ao atendimento realizado na atenção domiciliar, julgue os itens a seguir.

O profissional, ao realizar a avaliação do jovem em questão para atendimento em AD, deverá contemplar os cuidados de enfermagem envolvidos na situação avaliada, tais como a presença de feridas e a monitorização de sinais vitais.

Resolva a questão aqui ›


Entende-se por emergência psiquiátrica a necessidade de intervenção imediata quando há risco para o paciente ou para outros. No que diz respeito à emergência psiquiátrica, julgue os itens a seguir.

Diante da impossibilidade de avaliação completa de paciente psicótico com quadro de agitação psicomotora e agressividade pode-se usar a contenção mecânica ou química.

Resolva a questão aqui ›