Considerando que servidor público de determinada autarqui...
É um ato administrativo ENUNCIATIVO em que a Administração apenas atesta uma situação de fato ou de direito, a exemplo das certidões, atestados, pareceres, vistos etc.
Considerando a classificação dos atos quanto ao objeto, eles podem ser Atos de Império, Atos de Gestão e Atos de Expediente. Como a questão traz uma situação onde o ato restringe-se ao Âmbito da Administração Pública, trata-se de um ato de expediente.
Complementando:
Atos de IMPÉRIO: praticados com supremacia em relação ao particular e servidor, impondo o seu obrigatório cumprimento.
Atos de GESTÃO: praticados em igualdade de condição com o particular, ou seja, sem usar de suas prerrogativas sobre o destinatário.
Atos de EXPEDIENTE: praticados para dar andamento a processos e papéis que tramitam internamente na administração pública. São atos de rotina administrativa
{[(atos administrativos) classificações de atos administrativos] prerrogativas}
Quanto à prerrogativa, os atos administrativos se classificam em 3, são eles:
¹Atos de expediente - São meros atos administrativos que dão andamento ao trabalho, como: juntadas de petições, expedições de ofícios e etc...,
entre eles o ato de solicitar a emissão de parecer, como mostra a questão.
²Atos de império - São aqueles que são impostos unilateralmente, como: interdição , apreensão e etc...
³Atos de gestão - São que são acordados bilateralmente, como: locação, permissão, licença e etc...
PRA GRAVAR!!! os atos de império(adm. púb. impondo) são o contrário dos atos de gestão (adm. púb. entrando em acordo) enquanto atos de expediente, só servem pra dar andamento ao trabalho.
Navegue em mais questões