Com referência à fisiopatologia respiratória, julgue os i...

Com referência à fisiopatologia respiratória, julgue os itens a seguir.

Na posição ortostática, a distribuição da ventilação e da perfusão nos pulmões aumenta do ápice em direção à base.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em um modelo simplificado de gerenciamento de redes SNMP Internet, o programa executado nas entidades a serem gerenciadas (hosts, hubs, roteadores etc.) é denominado

Resolva a questão aqui ›


Atenção: O enunciado a seguir atenderá às duas próximas questões.

Um técnico de enfermagem do trabalho está realizando coletas de sangue para exames laboratoriais concernentes ao PCMSO em todos os funcionários da empresa com indicação para tal. Após algumas horas de trabalho, durante as coletas, ele sofre perfuração da agulha de coleta (exposição percutânea).

A conduta mais correta com relação à imunização para hepatite B, de acordo com o manual Exposição a Materiais Biológicos (Ministério da Saúde, 2006), é:

Resolva a questão aqui ›


Uma mulher, com 69 anos de idade, encontra-se internada em uma unidade de clínica médica. Há um ano, ela recebera o diagnóstico de hipertensão arterial, após ter apresentado episódios de cefaléia holocraniana de moderada intensidade e fraqueza que a fizeram procurar o serviço médico. Há três meses recebeu o diagnóstico de diabetes melito, tendo sido detectado pé neuropático. Tem apresentado perda progressiva da acuidade visual, o que a limita a enxergar de perto. Refere episódios de eliminação de fezes líquidas com muco, de duas a três evacuações por dia, associada ao tipo de dieta. Refere ainda nictúria e incontinência urinária funcional. Queixa-se de dificuldades para dormir devido a preocupações e períodos de sono durante o dia. A paciente, que trabalhava em serviço rural no plantio de alimentos para consumo próprio, sente falta da vida na fazenda e dos netos que moravam com ela. Ao exame físico, apresenta-se corada, hidratada e acianótica, com pulsos simétricos e rítmicos. Apresenta também abdome globoso e ruídos hidroaéreos aumentados. Seus pés apresentam hipotrofia dos músculos dorsais, observa-se proeminência dos metatarsos e a pele encontra-se seca e com rachaduras. Há uma lesão ulcerada no pé esquerdo em região maleolar, com cerca de 6 cm no diâmetro maior e 1 cm de profundidade, bordas bem delimitadas, presença de fibrina e tecido de granulação, drenando secreção purulenta. A pressão arterial é de 130 mmHg / 80 mmHg (em uso de hidroclorotiazida), a freqüência cardíaca é de 96 batimentos por minuto e a freqüência respiratória, de 20 movimentos por minuto. O seu peso é de 53 kg e sua altura, 1,55 m.

Diante da situação hipotética apresentada no texto acima e considerando as teorias de enfermagem e a aplicação do processo de enfermagem ao caso em tela, julgue os itens que se seguem.

Ao se aplicar o referencial teórico de Martha Rogers, a coleta de dados relativa ao estado de saúde da paciente será direcionada a cada um dos quatro modos adaptativos, tendo destaque o modo fisiológico, no que se refere à integridade da pele, à razão atividade/descanso, à eliminação, aos sentidos e à função endócrina.

Resolva a questão aqui ›