Um paciente com 25 anos de idade, previamente hígido, ser...

Um paciente com 25 anos de idade, previamente hígido, servidor público, deu entrada em uma unidade de urgência onde recebeu diagnóstico de pneumonia adquirida na comunidade. No exame físico, mostrou-se lúcido e orientado no tempo e no espaço, com pressão arterial de 120 mmHg × 80 mmHg, freqüência respiratória de 32 irpm e murmúrio vesicular abolido na base direita. A radiografia de tórax revelou condensação em lobo médio e no lobo inferior direito, sem sinais de derrame pleural ou de atelectasia. A saturação de oxigênio registrou índice de 88%.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens que se seguem.

O diagnóstico de pneumonia comunitária se deve ao fato de ter sido realizado no momento da admissão no hospital.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um delegado de polícia descobriu uma quadrilha de tráfico internacional de pessoas cujos elementos perpetravam, comumente, ações cruéis, inclusive contra mulheres e crianças. Preso, o líder da associação criminosa recusou-se a declarar o paradeiro das pessoas sequestradas e escravizadas. Na ocasião, o delegado usou força física contra o criminoso, a fim de obter as informações necessárias para resgatar as vítimas.

Com referência a essa situação hipotética, analise as asserções a seguir.

I De acordo com preceitos do campo ético, o delegado agiu equivocadamente, pois a sua ação para com o criminoso não obedeceu ao princípio da moralidade.

II O agir moral, segundo princípios da ética moderna, traduz uma máxima que deve ser necessariamente universalizável.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Resolva a questão aqui ›


Acerca da parte especial do Código Penal e das leis penais extravagantes, julgue os itens que se seguem.

A lei que define a tortura comina pena mais grave na hipótese de a conduta resultar em morte. Assim, se, durante a tortura, o agente resolver matar a vítima, por exemplo, a tiros de revólver, deverá ser aplicada a lei especial.

Resolva a questão aqui ›


A fiscalização constatou a existência de mercadorias adquiridas por contribuinte do ICMS cuja inscrição estadual estava baixada. Os valores das operações consignados nas notas fiscais emitidas pelo vendedor totalizam R$ 45.000,00 e os valores de ICMS nelas destacados totalizam R$ 7.650,00. Nesse caso, o valor do imposto a ser lançado será

Resolva a questão aqui ›