Um paciente com trinta e três anos de idade apresenta as...

Um paciente com trinta e três anos de idade apresenta asma brônquica desde a infância. Os sintomas de chiado, tosse e dispneia são diários a despeito do uso de corticoide inalado e broncodilatadores contínuos. Sua espirometria evidencia capacidade vital forçada (CVF) de 93%, volume expirado no 1.º segundo (VEF1) de 55% e índice VEF1/CVF de 59%.

Com base nesse caso clínico, é correto afirmar que a classificação da asma e do distúrbio espirométrico, nessa situação, é

  • A.

    asma grave e distúrbio ventilatório obstrutivo moderado.

  • B.

    asma leve persistente e distúrbio ventilatório obstrutivo leve.

  • C.

    asma moderada e distúrbio ventilatório obstrutivo moderado.

  • D.

    asma moderada e distúrbio ventilatório obstrutivo grave.

  • E.

    asma grave e distúrbio ventilatório obstrutivo grave.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada:

I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.

II. Encontros e palestras esporádicas.

III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho.

IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar.

V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho.

Estão corretas apenas:

Resolva a questão aqui ›


A respeito da administração de materiais, julgue os itens que se seguem. Os órgãos da administração direta ou indireta devem dar publicidade, mensalmente, em órgão de divulgação oficial ou em quadro de avisos de amplo acesso público, à relação de todas as compras feitas mediante licitação, de maneira a clarificar a identificação do bem comprado, seu preço unitário, a quantidade adquirida, o nome do vendedor e o valor total da operação, dispensando-se a publicação das compras feitas com dispensa de licitação.

Resolva a questão aqui ›


Algoritmo para decisão de terapia nutricional especializada

Considerando o algoritmo precedente, julgue os itens que se seguem.

São exemplos da situação D a síndrome do intestino curto, pancreatite aguda grave, doença inflamatória intestinal grave e isquemia do intestino delgado. Nessas situações, a nutrição parenteral promove repouso digestivo ao mesmo tempo em que fornece aporte de nutrientes.

Resolva a questão aqui ›