Um paciente com 39 anos de idade apresenta, há 3 meses, t...

Um paciente com 39 anos de idade apresenta, há 3 meses, tosse, expectoração purulenta, febre vespertina, sudorese noturna, anorexia e emagrecimento de 15 kg. O exame físico revela paciente cronicamente doente, com crepitações no ápice do pulmão direito. Radiografia de tórax mostra lesões cavitadas no lobo superior direito.

Julgue os próximos itens, relativos as quadro clínico acima descrito.

Recomenda-se a realização de sorologia para o vírus do VIH, pois o tratamento preconizado nos casos de coinfecção difere do empregado para os pacientes nãosidéticos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Lança-se um dado, não tendencioso, até a obtenção de um resultado par. Qual é a probabilidade de esse resultado ser um seis?

Resolva a questão aqui ›


Um condutor percebeu que o veículo não mantinha os pneus no solo quando desenvolvia velocidade em uma rodovia. Nesse caso, deverá verificar

Resolva a questão aqui ›


O processo de globalização, fenômeno cada vez mais presente nos dias de hoje, tem aumentado de forma intensa o transporte de mercadorias entre as várias regiões do mundo. A reboque nesse processo, o transporte de pragas agrícolas tende a intensificar-se caso não sejam tomadas medidas quarentenárias eficazes. Considera-se como prática quarentenária a uma determinada praga a

apreensão e posterior destruição de frutas frescas, plantas e partes de plantas hospedeiras que vierem de outros países, na bagagem ou nas mãos de passageiros que chegarem ao território nacional por via terrestre, aérea ou marítima, sem a devida autorização.

Resolva a questão aqui ›