Uma mulher de 42 anos de idade tinha diagnóstico de trans...

Uma mulher de 42 anos de idade tinha diagnóstico de transtorno bipolar I e transtorno de pânico. Seus sintomas estavam controlados com uso da carbamazepina 800 mg/dia e alprazolam 4 mg/dia. Um de seus hemogramas revelou leucopenia. Após discutirem riscos e benefícios, ela e seu psiquiatra decidiram suspender a carbamazepina e iniciar tratamento com lítio 900 mg/dia, que foi bem tolerado no início do tratamento. No entanto, três semanas depois, ela apresentou sedação significativa, que interferiu em suas atividades diárias.

A partir da situação hipotética apresentada e com relação a farmacocinética e farmacodinâmica, julgue os itens a seguir.

A melhor conduta, com base no padrão de interações dos medicamentos, seria reduzir a dose de lítio.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com relação à Administração Pública, o princípio que tem por característica a participação e aproximação dos serviços públicos da população é o da

Resolva a questão aqui ›


No que concerne aos serviços públicos, ao controle administrativo e a licitação, julgue os itens subsequentes. Uma das formas de controle da administração pública é o controle judicial, que incide tanto sobre o mérito quanto sobre a legalidade dos atos da administração pública.

Resolva a questão aqui ›


Qual dos produtos apresentados a seguir é o mais comum causador de contato?

Resolva a questão aqui ›