O médico plantonista José, confiando que o médico Manuel...

O médico plantonista José, confiando que o médico Manuel chegaria no horário para substituí-lo no plantão, já que este era conhecido por todos por ser pontual, deixou o plantão quinze minutos antes de seu horário de saída, para buscar sua filha, de nove anos de idade, que se encontrava doente na escola. Naquele dia, porém, Manuel só chegou ao hospital quinze minutos depois do início de seu plantão e, nesse ínterim, um paciente apresentou várias crises convulsivas, que lhe causaram danos neurológicos e psiquiátricos.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A Manuel cabem apenas sanções de ordem administrativa, em virtude de infração disciplinar. Ele não pode ser responsabilizado por ato médico que não praticou ou de que sequer participou, segundo o Código de Ética Médica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Ituporanga/SC, ressalvados os casos de motivo justo e aceito pelo órgão Plenário, o Vereador que não tomar posse no primeiro ano de cada legislatura, no dia primeiro de janeiro, em sessão solene de instalação, deverá fazê-lo no prazo de ___ dias.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Resolva a questão aqui ›


As orações “que têm afetado” (l.17) e “que pôde ser notado” (l.18) referem-se a “aquecimento global” (l.16).

Resolva a questão aqui ›


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o tema nele focalizado, julgue os itens de 36 a 50.

O caráter global da economia contemporânea propicia, entre outros aspectos, que uma situação de crise tenda a se alastrar, atingindo, com maior ou menor intensidade, as mais diversas regiões do planeta.

Resolva a questão aqui ›