Um adulto, advogado, procurou um hospital psiquiátrico e,...

Um adulto, advogado, procurou um hospital psiquiátrico e, após indicação do médico de que necessitava de internação, registrou por escrito a concordância com essa internação psiquiátrica. No dia seguinte, pela manhã, o advogado comunicou ao médico que não mais queria permanecer internado. O médico lhe falou que os sintomas ainda persistiam e, diante da negativa do paciente em permanecer hospitalizado, comunicou-o de que a partir daquele momento a internação se transformara em internação psiquiátrica involuntária. O paciente retrucou que era advogado e que o médico estava equivocado, porque isso feria os princípios constitucionais.

Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Como a internação antes do dissenso era voluntária, a legislação vigente garante ao paciente a desistência de permanecer internado.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Os conceitos e modelos de resistência dos materiais formam o ferramental básico para a compreensão do comportamento mecânico dos materiais utilizados em engenharia. A respeito desses conceitos, julgue os itens a seguir.

Carga crítica de Euler é o valor da carga que leva uma viga a perder sua estabilidade lateral.

Resolva a questão aqui ›


Acerca da classificação de terras para irrigação e da avaliação de projetos de irregação, julgue os itens de 77 a 88.

A classificação de terras é importante para a definição da área total irrigável, a qual serve para a determinação das capacidades dos canais principais e secundários, estruturas e outros aspectos da engenharia relacionados à atividade da irrigação.

Resolva a questão aqui ›


A Figura 8 mostra um "token" utilizado durante o processo de criação de um certificado digital. Nesse caso, considere as seguintes assertivas:

I. Esse tipo de "token" pode ser utilizado na geração de um certificado digital do tipo A1 ou A3, dependendo do tamanho da chave criptográfica que será armazenada nesse dispositivo, que poderá ser de 512 bits, para o tipo A1, ou de 1024 bits, para o tipo A3.

II. Para se garantir a integridade de um documento eletrônico, basta assiná-lo digitalmente utilizando-se a chave privada, armazenada no "token" da Figura 8.

III. Assinando-se digitalmente um arquivo eletrônico, utilizando-se a chave pública armazenada no "token", garante-se a propriedade da segurança da informação chamada disponibilidade.

Quais estão corretas?

Resolva a questão aqui ›