Um paciente, internado há três dias em enfermaria de orto...

Um paciente, internado há três dias em enfermaria de ortopedia de hospital geral, apresentava tremores grosseiros nas mãos, a ponto de não conseguir segurar um copo de água, falando sem cessar e de modo vago, às vezes reconhecendo o médico e, em outros momentos, chamando-o pelo nome do cunhado. Desorientado no tempo, dizia que se encontrava no quartel do exército, sentia insetos andando sobre seu corpo, assustava-se de tempos em tempos com o ruído provocado pelos carrinhos de medicamentos sendo empurrados pelos corredores e comportava-se como se estivesse assistindo a cenas de grandes acidentes de trânsito. O cunhado compareceu ao hospital e informou que o paciente consumia grandes quantidades de bebidas alcoólicas diariamente há seis anos, desde que fora abandonado pela esposa. Fora demitido de vários empregos por faltas constantes ao trabalho, alimentava-se geralmente apenas uma vez ao dia e tivera frequentes apagamentos por beber.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Esse paciente apresentou pelo menos uma convulsão que não foi observada pela equipe, porque essas convulsões precedem o desenvolvimento do delirium por abstinência de álcool.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens a seguir, com relação à anestesia em odontologia.

Por apresentarem, na forma de solução, instabilidade e reduzida solubilidade, os anestésicos odontológicos são comercializados na forma de sais hidrossolúveis, geralmente cloridratos.

Resolva a questão aqui ›


Em um sistema agroflorestal, é possível produzir alimentos concomitantemente com a conservação ou recuperação do meio ambiente. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Para o produtor rural, o aumento da renda, a maior variedade de produtos, a redução dos custos de plantio, a melhoria na distribuição de mão de obra e a redução das necessidades de capinas são vantagens econômicas e sociais dos sistemas agroflorestais.

Resolva a questão aqui ›


Com base na figura acima — que apresenta a evolução da população brasileira de 80 anos ou mais de idade, por sexo, a partir do ano de 1980 e projetada até o ano de 2050 —, julgue os itens que se seguem.

Considerando-se que a população brasileira, no ano de 2005, é de aproximadamente 185 milhões de pessoas, escolhendo-se aleatoriamente um indivíduo dessa população, a probabilidade de esse indivíduo ter 80 anos ou mais de idade é superior a 0,03%.

Resolva a questão aqui ›