O endividamento do setor público no Brasil é medido pelo...

O endividamento do setor público no Brasil é medido pelo conceito de Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP), cuja definição correta é a que corresponde
  • A. à dívida líquida do setor público, isto é, descontando- se da dívida bruta os ativos financeiros em poder do setor público federal.
  • B. ao endividamento do setor público não financeiro junto ao sistema financeiro público e privado, descontados os ativos reais da União, como as ações de empresas estatais, recursos minerais, assim como bens imóveis.
  • C. à variação do endividamento do setor público não financeiro junto ao sistema financeiro público e privado, ao setor privado não financeiro e ao resto do mundo.
  • D. à variação do endividamento do setor público federal, inclusive empresas estatais, junto ao sistema financeiro público e privado, ao setor privado não financeiro e ao resto do mundo.
  • E. à variação do endividamento do setor público, inclusive o financeiro, junto ao sistema financeiro privado, ao setor privado não financeiro e ao resto do mundo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em uma macro no MS-Access, para enviar um relatório estático (como uma fotografia da situação atual) através de e-mail, usa-se:

Resolva a questão aqui ›


Referente ao processo de conversão analógica-digital, julgue os itens subseqüentes.

Para que um sinal analógico senoidal de freqüência f = 5 MHz possa ser devidamente digitalizado, deve-se utilizar um conversor A/D com taxa de amostragem de seis milhões de amostras por segundo.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens subsequentes com base nos fundamentos e nas leis da termodinâmica.

A variação total de entropia em uma máquina térmica de ciclo reversível é nula e em uma máquina térmica de ciclo não reversível (também chamada irreversível) que passa de um estado inicial a um estado final é positiva. Essas afirmações generalizam a 2.ª lei da termodinâmica, que pode ser aplicada tanto a processos reversíveis quanto irreversíveis, ao mesmo tempo em que introduzem o conceito de entropia, uma propriedade termodinâmica extensiva (dependente da massa do sistema).

Resolva a questão aqui ›