O metabolismo energético e a função muscular alteram-se na vigência de desnutrição e imobilização. Acerca desse assunto, assinale a alternativa incorreta:
Ao contrário do que ocorre com indivíduos desnutridos, a imobilização prolongada de eutróficos promove a redução da atividade motora e da força muscular sem determinar alterações no balanço nitrogenado.
O músculo desnutrido tem, no seu compartimento intracelular, maior quantidade de cálcio e menor de potássio, que gera uma importante limitação na produção de energia.
O desuso muscular por imobilização prolongada associa-se à diminuição da capacidade da utilização de gorduras, glicose e piruvato.
Em indivíduos desnutridos, ocorre perda preferencial de massa muscular constituída por fibras musculares do tipo II (de resposta rápida), sendo que a função contrátil é mais prejudicada nas fibras do tipo I (de resposta lenta) que constituem, por exemplo, o diafragma.
Na reabilitação de desnutridos, o exercício físico promove aumento da concentração de proteínas musculares e da retenção nitrogenada como conseqüência das alterações metabólicas no turn over protéico da musculatura esquelética.
Não há como perder força muscular (fibras musculares) sem alterar balanço nitrogenado, imagino.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}