O trato gastrointestinal estende-se da boca ao ânus e é f...

O trato gastrointestinal estende-se da boca ao ânus e é formado por estruturas orofaríngeas, esôfago, estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas e intestinos. Com relação a esses órgãos e suas atividades digestivas e absortivas, julgue os itens a seguir.

As secreções gástricas aumentam a disponibilidade e absorção intestinal de vitamina B12 e de vários metais e elementos-traço, incluindo cálcio, ferro e zinco.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando que o parecer social no INSS tem como objetivo fornecer elementos para o reconhecimento de direitos, julgue os itens subsequentes. O parecer social deve conter uma análise prospectiva da situação estudada e indicar hipóteses sobre desdobramentos e consequências da situação.

Resolva a questão aqui ›


Leia o texto abaixo:

Sobre tuberculose, podemos afirmar que em crianças é comum o primeiro comprometimento serem _______________________________________e que a transmissibilidade é reduzida, com tratamento adequado, gradativamente em _____________________________________semanas. A prova tuberculínica é __________________________para o diagnóstico da doença e o tratamento indicado para casos novos pulmonares deve ser feito com três medicamentos, entre eles _________________________________________.

Assinale a alternativa que preenche correta e seqüencialmente as lacunas do texto.

Resolva a questão aqui ›


A charge acima revela, de uma maneira divertida, a atitude equivocada da educadora em relação à observação. Segundo Madalena Freire (1995), observar não é invadir o espaço do outro, sem pauta, sem planejamento, sem devolução. Observar uma situação pedagógica é fitá-la, olhá-la para ser iluminado por ela; não é vigiá-la, mas fazer vigília por ela. A educadora, então, deverá utilizar a observação como instrumento fundamental no cotidiano da Educação Infantil para

Resolva a questão aqui ›