Estima-se que aproximadamente 20% da população adulta bra...

Estima-se que aproximadamente 20% da população adulta brasileira têm hipertensão arterial. A adoção de uma dieta saudável ajuda a prevenir e a controlar a doença. Sobre hipertensão arterial, analise as afirmativas abaixo.

I - O elevado consumo de sal de cozinha está associado com o aumento da pressão arterial devido ao seu elevado conteúdo de sódio. Embora a necessidade humana de sódio seja de 300-500mg/dia, a maioria da população consome níveis superiores ao recomendado.

II - A Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) recomenda o consumo máximo de 5 gramas de sal/dia como estratégia para reduzir as doenças cardiovasculares associadas à hipertensão.

III - A pressão arterial aumenta progressivamente com o consumo de álcool, especialmente quando excede duas doses diárias. A associação encontrada é independente de idade, índice de massa corporal e consumo de sal.

IV - A qualidade e a quantidade das gorduras consumidas têm relação direta com os lipídios plasmáticos, influenciando de forma determinante os níveis pressóricos.

V - A dieta Dash (The Dietary Approches to Stop Hypertension) tem produzido evidências consistentes de que dietas ricas em produtos lácteos com baixo teor de gordura e presença de frutas e verduras têm efeito significativo na diminuição dos níveis pressóricos.

Assinale a alternativa CORRETA.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis