Prova: Concurso Prefeitura de Acari - RN - Pedagogo - do ano 2016
•
Prefeitura de Acari - RN
Identifique dentre os argumentos o que sinaliza para uma...
Identifique dentre os argumentos o que sinaliza para uma compreensão mais ampla tendo em vista a superação da falsa dicotomia entre cuidar e educar na educação infantil.
A
O problema da separação entre cuidado e educação na educação infantil é uma decorrência da tentativa de consolidação do caráter assistencial substituindo-o pelo caráter pedagógico, o que deve ser defendido por todo educador de crianças pequenas.
B
O desenvolvimento de propostas pedagógicas e curriculares como ações prioritárias a serem implementadas na educação infantil aponta como preocupação especial a promoção da função educativa da creche (crianças de zero a quatro anos), segmento que tem se caracterizado por um atendimento predominantemente assistencial, deficitário no aspecto pedagógico. Torna-se fundamental compreender que imprimir um caráter educacional ou pedagógico é fazer inovação na educação infantil.
C
A vinculação da educação infantil ao sistema de ensino reforça a visão escolarizada nesta área, pois são comuns as práticas pedagógicas voltadas para o ensino de conteúdos. Nessa faixa etária as crianças necessitam de cuidados que devem se sobrepor a função de repasse de conteúdos escolares.
D
Advogar pela introdução do pedagógico na educação infantil como solução, no sentido de superar o caráter discriminatório, pejorativo e moralizador de muitas das iniciativas classificadas como “assistenciais”, supõe uma interpretação limitada e unívoca do que se toma como “pedagógico”, impossibilitando que outras vozes e outros entendimentos da questão possam vir à discussão. A transformação do espaço da educação infantil em “escola” é causada pela falta de compreensão adequada do que é “ser criança”, o que compromete a necessária articulação cuidar-educar neste atendimento.
E
É necessário reconhecer e consolidar a dicotomia função assistencial X função educacional da educação infantil, enfatizando o caráter de regulação social das chamadas “práticas pedagógicas” e seu caráter ativo na produção dos sujeitos infantis.
Responder
Carregando comentários...