A questão da democratização da Educação Pública está inse...

A questão da democratização da Educação Pública está inserida no contexto da reflexão sobre o papel do Estado e da qualidade do ensino. Diante deste cenário, analise as afirmativas a seguir.

I. O uso dos termos Sistema de Educação Superior e Sistema de Educação Básica é inadequado, uma vez que não contribui para a compreensão global da Educação Pública. No contexto atual, a Educação Básica e Educação Superior complementam e compõem o Sistema Educacional Brasileiro.

II. Através do processo de democratização do ensino, a questão do acesso à Educação é contemplada através da garantia de vagas tanto na zona urbana quanto na zona rural, havendo uma melhor distribuição espacial e temporal das vagas.

III. A partir dos anos 90, a luta pela qualidade do ensino, através das pressões populares, implica exigência do acesso à educação e da qualidade dessa educação. O Estado atende a essas exigências sociais de forma ambivalente, na medida que garante o acesso, mas, por outro lado, imprime uma política de contenção de gastos públicos, que compromete a garantia da qualidade da educação.

Indique a alternativa correta

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis