As figuras A, B e C acima são reproduções de cartazes de...

#Questão 159060 - Comunicação Social, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2014, INPI, Tecnologista em Propriedade Industrial (P23 ( Língua Espanhola ))

As figuras A, B e C acima são reproduções de cartazes de diferentes épocas históricas. O primeiro (figura A) é um cartaz (pôster) do final do século XIX, no período da chamada Belle Époque parisiense, de autoria de Jules Cheret. O surgimento do processo de impressão litográfica promoveu um amplo uso das cores e a impressão em formatos grandes de papel, o que contribuiu para o desenvolvimento de um estilo visual bem peculiar. O segundo cartaz (figura B) é uma peça gráfica de divulgação de um evento cultural de 1924, de autoria de Alexander Rodtchenko, na época da revolução soviética, caracterizada, na área do design gráfico, por grande desenvolvimento tecnológico. O cartaz reproduzido na figura C — criado pelo Mouse Studio, de São Francisco (EUA), em 1966 — foi usado para promover espetáculos de rock, como parte da cena psicodélica que caracterizou, no mundo ocidental, a cultura pop e a contracultura dos anos 60, época em que os cartazes e a arte gráfica tiveram participação importante na estética e na linguagem.

Considerando as figuras e o tema abordado no texto acima, julgue os itens subsecutivos.

Os artistas e designers soviéticos do início do século XX, que desenvolveram uma estética construtivista, foram pioneiros no uso da fotografia nas artes gráficas.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis