Considere a letra da canção apresentada abaixo para respo...

Considere a letra da canção apresentada abaixo para responder às questões de nos 35 a 37.

A letra da canção revela alguns tipos de crenças sobre a vida social e sobre a educação que são elucidadas por Émile Durkheim (1858-1917). Na perspectiva das concepções desse autor, foram feitas as afirmações a seguir.

I–Os fatos sociais são aqueles modos de agir que exercem sobre o indivíduo uma coerção exterior e apresentam uma existência própria, independente das manifestações individuais que possam ter, o que justifica a última frase da canção.

II–A sociedade está introjetada na mente das pessoas como uma ideia ou como um ideal que diga respeito ao modo como as coisas deveriam ser, gerando uma representação mental, uma espécie de chave interpretativa que construímos para lidar com o que não conhecemos, o que está relacionado ao fato de Chico saber lidar com os processos e façanhas em que se envolve.

III–Chico esteve na escola, passando por um processo de socialização e vivendo uma exigência das sociedades complexas, que é a de promover um tipo de educação unitária, que retira o indivíduo do meio moral de que compartilha, o que explica a opção do personagem por permanecer em um ambiente moral que não conserva os valores aprendidos na escola.

IV–O personagem recebeu influências das gerações adultas por meio de uma educação que objetiva suscitar e desenvolver um certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio moral a que o indivíduo, particularmente, se destina.

De acordo com o pensamento de Durkheim sobre a educação, são corretas as afirmações

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis