"D uas instituçiões se tornaram instrumentos decisivos ne...

"D uas instituçiões se tornaram instrumentos decisivos nesse processo pelo qual o neoliberalismo impõe aos países do Terceiro M undo uma submiss ão incondicional ao neocolonialismo. E ssesó rgãos são o F undo M onáerito Internacional e o B anco M undial, ambos criados em9 14 4 , com uma dupla finalidade assistencial: financiar a reconstrução dos países arrasados pela guerra e apoiar as nações em processo de desenvolvimento ou recémemancipadas da condição colonial." Nicolau Sevcenk o

Esses órgãos, que ajudaram generosamente os países capitalistas europeus e o Japão, condicionaram a ajuda ao Brasil, e aos demais países subdesenvolvidos, a um receituário cujas medidas eram, dentre outras,

I. a desregulamentação da economia e das finanças, a derrubada das barreiras alfandegárias e comerciais, a drástica redução dos gastos públicos e serviços sociais, a privatização das empresas estatais e a eliminação de garantias e direitos trabalhistas.

II. a privatização das empresas estatais, o aumento das taxas alfandegárias sobre produtos importados, a redução dos níveis de emprego nas grandes cidades e a garantia de pelo menos um salário mínimo para os aposentados.

III. a adesão do país ao processo de globalização, o intervencionismo do Estado nas questões econômicas e sociais, a redução dos impostos das classes médias e pobres e a regulamentação da economia do setor terciário.

É correto APENAS o que se afirma em

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis