Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pú...

Um aluno foi aprovado em vestibular de uma instituição pública federal para o curso de medicina. Apesar de seu rendimento acadêmico ter sido similar ao da média da turma e de estar motivado intrínsecamente por realizar o sonho de se tornar médico, o aluno sentia-se excluído pelos colegas e professores. Sua família e sua namorada eram muito afetuosas e estimulavam-no a permanecer no curso. Todavia, moravam em outra cidade, o que incomodava o estudante. No quarto ano do curso, quando deveria iniciar as atividades do internato, programa de estágio obrigatório em medicina, o aluno resolveu trancar a sua matrícula da universidade, alegando não se sentir preparado para assumir essa responsabilidade.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens, relativos ao papel do psicólogo na identificação das causas de evasão e repetência na educação superior.

Em face da situação descrita, é correto afirmar que o modo como são vivenciados os anos letivos iniciais na educação superior não depende apenas das características do indivíduo, mas também do suporte oferecido pela universidade, sendo função do psicólogo escolar promover uma convivência de qualidade aos ingressantes na comunidade universitária.

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