De acordo com a norma ISO/IEC 17025:2005, que estabelece os requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração, NÃO se pode dizer que
o laboratório deve ser aparelhado com todos os equipamentos para amostragem, medição e ensaio requeridos para o desempenho correto dos ensaios e/ou calibrações. Nos casos em que o laboratório precisar usar equipamentos que estejam fora de seu controle permanente, ele deve assegurar que os requisitos desta Norma sejam atendidos.
os equipamentos e seus softwares usados para ensaio, calibração e amostragem devem ser capazes de alcançar a exatidão requerida e devem atender às especificações pertinentes aos ensaios e/ou calibrações em questão. Antes de ser colocado em serviço, o equipamento (incluindo aquele usado para amostragem) deve ser calibrado ou verificado para determinar se ele atende aos requisitos especificados pelo laboratório e às especificações da norma pertinente.
o laboratório deve ter um programa e procedimento para a calibração dos seus padrões de referência. Os padrões de referência devem ser calibrados por um organismo que possa prover rastreabilidade. Tais padrões de referência de medição mantidos pelo laboratório podem ser utilizados tanto para calibração quanto para outras finalidades.
existem certas calibrações que atualmente não podem ser estritamente realizadas nas unidades SI. Nestes casos, o Laboratório deverá informar o cliente com antecedência e, com o devido “de acordo”, proceder na realização do serviço de calibração.
os materiais de referência devem ser rastreáveis às unidades de medida SI, ou a materiais de referência certificados. Materiais de referência internos devem ser verificados na medida em que isso for praticável.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}