Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Leia o texto a seguir, que critica um ideal corrente no...
#Questão 1125490
-
Museologia
,
Conceitos Fundamentais
,
FGV
,
2025
,
IPHAN
, Educação Patrimonial
Leia o texto a seguir, que critica um ideal corrente no campo da
educação patrimonial
.
Um problema da educação patrimonial no Brasil é a permanência de formulações feitas no passado, que tinham sentido frente àquelas condições históricas pretéritas, mas que são repetidas à exaustão no presente de forma acrítica. “Conhecer para preservar” se encaixa neste jargão. Transposta para a realidade atual, tal noção apresenta-se como ingênua e despolitizadora do debate em educação patrimonial. Não somente porque cada vez mais o patrimônio está presente nos meios de comunicação e nos programas educativos, que desde os anos 1990 o adotaram como tema transversal, mas também porque ele tem se tornado, contemporaneamente, objeto de reinvindicação social.
SCIFONI
, S. Desafios para uma nova Educação Patrimonial. Revista Teias, vol. 18, nº 48. (Adaptado.)
Assinale a opção que indica corretamente o motivo da crítica.
A)
O patrimônio cultural não deve ser debatido publicamente por falta de interesse popular.
B)
A impossibilidade de uma integração efetiva do patrimônio cultural ao currículo escolar.
C)
A educação patrimonial não tem papel relevante em políticas de inclusão social.
D)
O desconhecimento por parte da população do seu próprio patrimônio.
E)
O patrimônio cultural é irrelevante para o contexto das cidades contemporâneas.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...